Padrão Camilo - Rodoviário Camilo dos Santos

A satisfação do cliente como prioridade absoluta

Ao longo de quase quatro décadas, o Rodoviário Camilo dos Santos pautou sua trajetória em um tripé: qualidade na operação, entrega rápida e preço justo. Dessa maneira, a partir de sua sede em Juiz de Fora (MG), a empresa foi crescendo e oferecendo o mesmo modo de fazer transportes nas diferentes praças, tornando-se uma das grandes referências do segmento.

Esse comprometimento foi organizado internamente, entre os colaboradores e em toda a estrutura corporativa, no Programa Padrão Camilo de Qualidade, que envolve uma série de iniciativas, ações e projetos para garantir a satisfação do cliente em todos os processos da empresa.

O Padrão Camilo é um programa de qualidade exclusivo da organização, com a difusão, apuração e controle de indicadores em tempo real nas diversas etapas da rotina do transporte das cargas. Por meio dele, são medidos, por exemplo, a eficiência de coleta e entrega da operação, do controle de tempo para a transferência entre as unidades e saída dos veículos para a rua e o monitoramento das mercadorias através da bipagem de etiquetas durante todos os transbordos do trajeto.

Toda a apuração é feita a partir de relatórios gerados pelo sistema de rastreamento SSW, cruzados com vários outros KPIs para a produção de informes diários a todas as unidades e setores, possibilitando planos de ações para aprimoramento do processo no menor prazo possível e a alimentação de acompanhamento em diferentes fases. Tais indicadores possuem metas robustas de qualidade - a partir de 95% de eficiência - para assegurar um padrão de atendimento de acordo com o contratado pelo cliente.

Para intensificar a aderência ao programa, foi desenvolvido um ousado plano de mobilização e engajamento corporativo, que coloca os colaboradores como agentes da ação necessária para que os procedimentos sejam de fato cumpridos. O piloto do “Bem-estar Corporativo” tornou-se um setor específico no dia-a-dia da empresa com o objetivo de buscar a melhor performance possível dos funcionários, levando em consideração as características individuais e a felicidade de cada um. A receita é simples: um colaborador feliz produz mais e melhor.

Assim, foi desenvolvida uma série de propostas para valorização, capacitação e criação de ambiência na estrutura da Camilo dos Santos, desde a política de contratações de talentos até as estratégias de combate ao turnover, passando por formação e mentoria de lideranças, sempre com o objetivo de fazer entender a importância da performance e do resultado para o equilíbrio do negócio, que é de todos.

Um dos braços deste processo é o EAD CAMILO, programa de capacitação permanente implantado na empresa, com cursos presenciais e toda tecnologia para atividades remotas entre as unidades, por meio de videoconferência. Somente em 2020, o programa ofereceu 52 cursos e envolveu mais de 400 funcionários, que participaram de forma espontânea e discutiram temas afeitos à operação, desenvolvimento comercial, atendimento ao cliente e mesmo assuntos comportamentais e de interesses específicos, tudo com o objetivo de gerar comprometimento.

Aliando investimento em estrutura, tecnologia avançada, acompanhamento inteligente e engajamento corporativo, o Rodoviário Camilo dos Santos se consolida como organização sustentável, empática e ainda mais competitiva.