Ter lucro, um negócio sustentável e resultados que possam atrair e fidelizar clientes são sonhos de toda e qualquer empresa, não é mesmo? Porém, nos dias de hoje, em um mundo cada vez mais competitivo e disputado, para quem busca esse ideal não há caminho mais certeiro do que desejar (e botar em prática) o sucesso do cliente. E, nisso, não estamos falando apenas da tradução romantizada que esse termo possa ter.
Trata-se de uma filosofia com nome e sobrenome, o “Success Costumer”, aplicação e resultados tão impressionantes que se tornaram a razão de existir de um bom negócio.
E esse é o caminho que vem sendo traçado estrategicamente pela Camilo dos Santos. Sendo uma transportadora, à primeira vista poderíamos visualizar que o sucesso do nosso cliente está em garantir que sua carga saia do ponto A e chegue no ponto B dentro do prazo pré-estabelecido. E isso, tirando os imprevistos inevitáveis, é algo que nos orgulhamos de conseguir fazer diariamente, sendo também algo já esperado por quem nos contrata. Mas os caminhos para esse fim envolvem muitas outras variáveis e muitos perfis. Afinal, há aqueles clientes que gostariam de ter acesso ao rastreio de sua carga, outros que precisam de uma nova cotação, verificar uma área de abrangência.
Há aqueles que preferem falar com uma central de atendimento por telefone, outros se adaptam bem a um aplicativo ou contato pelo site. Ou seja, diversos outros fatores, que vão além da nossa operação, fazem com que nosso cliente possa considerar sua experiência com a Camilo dos Santos um sucesso.
Tudo isso vai muito além de ser uma empresa de transporte. (Sem, claro, menosprezar os imensos desafios que envolvem toda essa operação). É, sim, pensarmos como uma solução em logística, que permite que o cliente tenha todos os resultados desejados por meio dos mais diversos pontos de interação com a Camilo: SAC, aplicativo, e-mail, redes sociais, equipe de entrega e coleta, painel eletrônico, whatsapp e muito mais.
O que cada cliente espera de nós é que entreguemos a eles uma experiência de sucesso conosco.
Mas, afinal de contas, por que pensar assim? Porque a Camilo dos Santos acredita em três pilares: Cliente de Sucesso não vai embora. Pelo contrário. Conseguimos aumentar o índice de retenção e o valor que ele deixa na empresa ao longo de sua jornada. Cliente de Sucesso traz mais clientes. Ou seja, contribui para a imagem positiva da empresa e diminui o custo que temos para trazer novos clientes. E, por fim, mas não menos importante, empresa que respira sucesso aprende com os erros. Acreditar no sucesso do cliente não evita erros, mas permite que aprendamos com eles. O problema não é errar. O problema é errar duas vezes.