Notícias - Atleta Camilo: conheça Antônio Bravo, a grande promessa para o triathlon brasileiro - Rodoviário Camilo dos Santos | Movidos por você!

Atleta Camilo: conheça Antônio Bravo, a grande promessa para o triathlon brasileiro

São, aproximadamente, 30 quilômetros de natação, 400km de ciclismo e 60 km de corrida por semana. Divididos em tempo, são três, quatro e até cinco horas diárias de dedicação ou, por semana, um volume que chega a sete horas de natação, 10 de ciclismo e cinco horas de corrida. Isso sem contar as quatros horas voltadas à musculação e fisioterapia.Se, de um lado, a bagagem do triatleta Camilo dos Santos, Antônio Bravo, soma cada vez mais horas e quilômetros de treinos, por outro, é reduzindo cada vez mais essa relação tempo X distância que ele vem conquistando resultados expressivos na modalidade.

Com apenas 22 anos, sendo quatro dedicados especificamente ao triathlon, Toninho, de fato, faz jus ao sobrenome. Com talento, disciplina e bravura, é hoje uma grande promessa no cenário nacional. Campeão Brasileiro de Sprint sub 23 e na distância Olímpica na mesma categoria, o nome até então desconhecido vem sendo cada vez mais repetido em pódios e vitórias, tornando real o sonho de representar Juiz de Fora e todo o nosso país nas Olimpíadas 2024, em Paris.

Soldado do Exército Brasileiro, onde integra o projeto de alto rendimento das forças armadas, e atleta do Clube Pinheiros/São Paulo, Toninho conta que o triathlon chegou há pouco tempo, mas sua relação com o esporte vem de longa data. “Comecei cedo, como toda criança agitada. Com uns cinco, seis anos, meu pai me colocou no futsal. Aos nove, fui pra natação onde fiquei, exclusivamente, até os 16”, lembra. Nessa época, uma segunda modalidade do triathlon se despontou. “Comecei a correr e a disputar provas de aquatlhon, que incluem as duas modalidades”. Aos 18, com o incentivo de seu treinador, Toninho ganhou uma bike, se apaixonando pelo triathlon.

Os resultados logo vieram. “Em 2018, conquistei o 1º lugar geral, na primeira etapa do Rio Triathlon, ganhando de um adversário forte. Em 2019, na quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Sprint, consegui me manter no primeiro grupo a prova toda, finalizando com o 4º lugar geral”, conta Toninho. Mas, foi na quinta e última etapa dessa competição, que ele consolidou de vez seu nome no triathlon. “Conquistei o 1º lugar geral realizando um grande sonho.”
 
Esse resultado reforçou que chegar às Olimpíadas pode estar cada vez mais perto. “Mas não pretendo me ater à isto. No decorrer da jornada, quero participar de outras competições, incluindo largar em provas fortes, como as WTC, que são as etapas do Campeonato Mundial de Triathlon”, reforça.
 
Talentoso e disciplinado, Toninho acredita que, no triathlon, se manter sempre no melhor estado é um desafio. “São três modalidades. Manter todas no alto não é fácil, pois dependem de muitas variáveis, como a imunidade que acaba caindo diante do volume.” No mesmo patamar, segundo ele, está a questão financeira. “O triathlon é um esporte que exige, além de muito preparo e uma carga extenuante de treinos, um alto investimento.
 
Os equipamentos possuem valores altíssimos, como as bikes, uniformes, acompanhamento médico e nutricional, dinheiro para viagens, inscrições em competições, entre outras necessidades”. Por isso, ele conta, ter o patrocínio de empresas, como a Camilo dos Santos, é fundamental para a sobrevivência de um atleta profissional. “A melhor forma de poder se dedicar ao sonho de ser um atleta reconhecido é contar com um patrocínio. Em um ano de competições de alto nível, como as que estou apto a competir, os custos podem chegar a R$ 30 a R$40 mil. Sem apoio, a manutenção no esporte se torna insustentável”. E reforça. “O apoio da Camilo dos Santos é fundamental para o meu crescimento no esporte.”